sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trens na Europa

Por falar em trem, que tal uma mudança de continente?

Saltamos para a Europa, onde viajar sobre os trilhos é fácil, prático e muito prazeroso.

Em primeiro lugar, saiba que nem sempre os passes de trem comprados no Brasil antes da viagem são o melhor negócio. Ao adquiri-los, você estará pagando taxas e, segundo uma amiga, nem tudo está incluído nos pacotes, o que significa que muitas vezes será necessário desembolsar uma grana a mais na hora de embarcar
. Para ter uma idéia dos tipos de passes e regulamentos respectivos, consulte o site da Euro Railways (para visualizá-lo, clique aqui).

A melhor opção, na minha opinião, é comprar os bilhetes avulsos nas próprias companhias.

Para viajar entre Reino Unido, França e Bélgica, os trens de alta velocidade da Eurostar, que atravessam o Canal da Mancha, são o que você precisa. Porém, há um probleminha para efetuar a compra dos bilhetes da Eurostar pela internet: na tela do pagamento, onde devem ser colocados os dados do cartão de crédito, não há a opção "Brasil" para o endereço da fatura. Ou seja, se o seu cartão de crédito mora no Brasil, é impossível efetuar a compra direto no site da Eurostar! Sim, sim, raiva, muita raiva! E, neste caso, não adianta você colocar o endereço de um amigo que mora na Europa no campo do seu endereço, porque o que interessa é o endereço da fatura do cartão. Então, o que fazer?


Foto: Camila Guido/Paris

Primeira alternativa: pedir para um amigo que mora na Europa comprar pra você. Aí, se vocês puderem se encontrar antes da viagem de trem, perfeito. Do contrário, é só ele mandar pelo correio o bilhete que recebeu em casa para algum dos lugares pelos quais você vai passar, antes do dia da sua viagem com a Eurostar.

Segunda alternativa: ir a um representante da Eurostar no Brasil e comprar os bilhetes, com o acréscimo das taxas. Para consultar os representantes da Eurostar no Brasil, clique aqui.

Importante: caso alguém vá comprar para você na Europa, peça para que a pessoa o faça com o máximo de antecedência, pois os preços dos bilhetes da Eurostar chegam a triplicar nas datas próximas da data da viagem respectiva. Salvo engano, o sistema abre as vendas três meses antes da data da viagem. Fique de olho!

Já a Thalys, que opera trechos entre França, Bélgica, Holanda e Alemanha, não impede a compra de bilhetes com cartões de crédito residentes no Brasil. Na hora de comprar, faça a opção de retirada do bilhete na estação. Para tanto, você terá que inserir o seu cartão de crédito em uma máquina da Thalys ou retirar o bilhete em um dos guichês deles (tanto faz). Preste atenção na hora de comprar, pois há exigências como cartão de crédito com chip e coisas do gênero. Veja se seu cartão atende os requisitos. Parece complicado, mas é facílimo.

Assim como a Eurostar, os preços da Thalys aumentam conforme a data da viagem se aproxima, então compre o quanto antes.

Outro detalhe: a Thalys é legalzinha. Ficamos batendo papo na sala de espera de uma estação de Bruxelas e esquecemos da hora. Resultado: perdemos o trem. Aí, resolvi tentar conversar com uma funcionária da empresa e ela disse que, como nós fomos educados (havia uma menina na nossa frente na mesma situação, que, de fato, estava sendo um pouco grosseira), poderíamos embarcar no próximo trem (nosso bilhete não admitia essa possibilidade) sem ter que comprar outra passagem. Ou seja, com jeito, dá pra resolver muita coisa e não explodir o orçamento. Digo isso porque, eventualmente, você poder estar em trânsito entre três países diferentes e o primeiro trem pode atrasar (sim, eles atrasam), fazendo com que você perca o segundo. Nesse caso, converse com os funcionários das companhias respectivas.

Para viajar pela Bélgica, utilize a companhia ferroviária do país. Para consultar itinerários, horários e preços de passagens, consulte o site da NMBS/SNCB. Para vê-lo, clique aqui.

No caso da NMBS/SNCB, não é necessário comprar os bilhetes com antecedência. Basta chegar na estação um pouco antes e comprar as passagens.


Foto: Camila Guido/Bruges

Quando se trata de flanar pela Alemanha, a consulta (itinerários, horários, preços) deve ser feita no site da DB Bahn.


Foto: Camila Guido/Berlin

Mais para o leste, para consultar trens na República Tcheca, Áustria e Hungria, vá, respectivamente, para jizdnirady.iDNES.cz, ÖBB e Máv-Start.

Não é necessário, em nenhum dos casos, comprar os bilhetes com muita antecedência; o recomendável é chegar na cidade e, logo no primeiro dia, ir até a estação de trem comprar as passagens. Ao comprar, reserve logo os assentos, mesmo que o vendedor diga que você poderá fazê-lo mais tarde.

EVITE chegar à noite, muito tarde, nas cidades, pois estações de trem não são os lugares mais fofinhos do mundo (inclusive na Europa) e também não são como aeroportos, que costumam ter mais recursos para você sair de lá e ir para o seu hotel, hostel, etc.

Preste atenção na moeda local! Por exemplo: se você estiver em Viena e resolver ir para Praga ou para Budapeste de trem, troque dinheiro antes, pois as moedas de Praga e de Buda não são o euro e, dependendo do horário da sua chegada, não haverá casas de câmbio abertas. Na estação de Budapeste há caixa eletrônico para retirada de dinheiro com VTM (para mais informações sobre o VTM, clique aqui); na de Praga, confesso que não sei. Ou seja: estações de trem têm menos infra que aeroportos, então, previna-se.


Foto: Camila Guido/Praga

MUITO IMPORTANTE: se for viajar durante a noite, procure comprar uma cabine com o mínimo de caminhas (há cabines com duas camas) e mantenha seus pertences com você (dinheiro, cartões, passaporte, etc.). Eu e a Smith, uma amiga, fomos furtadas durante a madrugada no trem noturno de Praga para Budapeste. Estávamos sozinhas na cabine, mas, durante a noite, uma de nós saiu dela para ir ao banheiro e, na volta, deixou a porta destrancada. Resultado: alguém entrou no nosso vagão enquanto dormíamos e levou o dinheiro da Smith, que estava numa mochila com cara de bolsa, ao lado das nossas caminhas. A bolsa dela foi achada jogada no corredor pelo guardinha do vagão e, felizmente, apenas o dinheiro foi furtado. Claro que isso só aconteceu porque nós nos descuidamos. Então, fique esperto!

Foto: Camila Guido/Budapeste

Só mais um detalhe, agora feliz: se você viu e adorou Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995, Richard Linklater) tanto quanto eu e pretende viajar de Viena para Praga de trem, não deixe de ir até o vagão restaurante! Lembra daquelas luminárias redondinhas na mesa do trem em que Celine e Jesse se conheceram? Pois é, elas estarão lá. Dica: sente com sua companhia ou com um bom livro, peça um apfelstrudel e um café e prepare seu coração, pois você estará prestes a colocar os olhos numa das cidades mais estonteantes do planeta.


Foto: Camila Guido/Praga

14 comentários:

  1. A Tahlys só aceita cartão de crédito com chip para retirada do ticket na máquina? Droga, nem me atentei... Há alguma maneira de se trocar isso na hora?
    Legal o blog e adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  2. Fabiano,

    Por volta de agosto/setembro do ano passado, quando comprei quase todas as passagens (trem e avião) para a viagem que faria em novembro/dezembro, a Thalys só aceitava cartão de crédito Visa com chip para retirada do bilhete na máquina (o meu cartão era Visa, mas é possível, embora eu não possa afirmá-lo, que essa exigência fosse válida para todas as bandeiras).

    Contudo, ao tentar retirar o bilhete na estação, na máquina, não consegui fazê-lo. Aí, foi fácil: fui até o guichê da Thalys e peguei o bilhete lá, com uma funcionária da empresa. Na verdade, o tipo de compra que eu havia efetuado valia tanto para retirada na máquina quanto no guichê e, no seu caso, acredito que seja a mesma coisa.

    Assim, não se preocupe com a questão do chip, pois não acredito que você terá problemas para retirar o bilhete no guichê por causa disso. Apenas esteja com o cartão de crédito com o qual comprou o bilhete, pois você terá que apresentá-lo ao funcionário que o atender.

    Caso você ainda esteja comprando as passagens, fique atento, pois, neste ano, entre abril e maio, ao comprar um bilhete no site da Thalys para a viagem que fiz em junho/julho, o sistema não estava aceitando a compra para retirada na máquina/guichê. Aí, tive que informar o endereço do meu companheiro de viagem na Europa e o bilhete foi entregue pelo correio na casa dele. Ou seja, se não fosse por isso, eu não teria conseguido efetuar a compra.

    Espero que o blog continue sendo útil. Valeu e boa viagem! :)

    ResponderExcluir
  3. Fabiano,

    Precisando, escreva!

    Um abraço e boa sorte na trip. :)

    ResponderExcluir
  4. Ano passado (2011) viagei de trem pela Eurostar da França para a Inglaterra pelo canal da mancha e não tive problema nenhum em comprar pela internet no Brasil, comprei antecipado sem nenhum problema e apos o pgto confirmado ja imprimi meu bilhete. só cheguei na estação e embarquei.

    viajei tb pela thalys de Amsterdã para Paris, e tb não tive nenhum problema, imprimi o bilhete válido no momento da confirmação do pgto pela internet

    se há dois anos atrás vcs enfrentaram esses problemas de nao conseguir comprar pela net e de ter que pegar o bilhete somente lá, isso não existe mais, essa parte é opcional, ou vc imprime na hora ou imprimi lá atraves de uma maquina.


    dificl mesmo é conseguir comprar trem de Praga para Moscou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, obrigada pela atualização!

      Um grande abraço e boas viagens, sempre! :)

      Excluir
  5. Precidso saber se o trem é realmente confortável, faz barulho? dá pra dormir bem? vou comprar a cabine de dois lugares, existem cabines duplas mais caras ou mais baratas?
    agradeço
    rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      O conforto (e o barulho) dependerá do tipo de trem que você irá utilizar, o que me parece ser determinado pela região em que se está (países mais ricos com trens de alta tecnologia ou países mais pobres com trens mais antigos). Na dúvida, tenha sempre um protetor auricular na mochila. :)

      Quanto ao valor das cabines duplas, fico devendo a resposta, pois não sei se elas possuem preços diferentes; posso afirmar apenas que o valor oscila de acordo com o número de caminhas (mais caminhas = mais barato).

      Um forte abraço e uma ótima viagem! :)

      Excluir
  6. oi Camila,
    Comprei o trem noturno de praga para budapeste também. Felizmente estamos em 4 amigas e compramos uma cabine de 4 caminhas. Acho que assim fica tranquilo né? Nossas malas podem ir todas dentro da cabine? Podemos trancar a cabine ou precisa ficar aberta para comissários cobrarem tickets, etc? A viagem foi tranquila? Deu pra dormir? Comer no vagão-restaurante deles é uma boa?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cynthia!

    Com relação à segurança, como eu escrevi neste post, o furto do dinheiro da minha amiga ocorrido no trem de Praga para Budapeste enquanto eu e ela dormíamos foi consequência do nosso descuido: destrancamos a cabine para ir ao banheiro e, na volta, deixamos a porta destrancada. NÃO FAÇAM ISSO EM HIPÓTESE ALGUMA. Entrem na cabine, se acomodem, mantenham dinheiro, passaporte, cartões de crédito e tudo o que for de valor junto de vocês, próximo ao corpo (usem um money belt para facilitar as coisas), e só abram a cabine para o guardinha se ele pedir. Uma vez acomodadas, não é necessário deixar a porta aberta. Se precisar falar com vocês, o guardinha vai pedir. Quanto às malas, podem e devem ficar dentro da cabine.

    Se dá pra dormir? Bem, eu dormi, depois de passar um bom tempo fritando na caminha. Depende de cada um.

    Com relação ao vagão restaurante, não o utilizei e nem sei como é o esquema de funcionamento dele à noite. Como o trem era bem precário, recomendo que vocês comam antes de embarcar e levem uma lariquinha na mochila para comer durante a viagem.

    Boa sorte e boa viagem!

    ResponderExcluir
  8. Estamos querendo ir de Paris a hanover a noite sabe de alguma dica para este trecho? A ideia é irmos em março 2013.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ricardo!

    Infelizmente não tenho nenhuma dica para te dar sobre esse trecho. Sorry!!!

    Abraço e boa viagem,

    Camila

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila, td bem? Meu marido e eu queremos ir de trem noturno de Budapeste a Praga, mas quando entro no site da Eurorail não tem como saber se tem essas cabines com caminhas, o último sai as 20:45 e chega de madrugada, então eu conclui que é noturno mas sem qq outra opção de escolha. Existe um outro meio de pesquisar ? obrigada
    Aninha

    ResponderExcluir
  11. Oi, Aninha! Comigo tudo ótimo! :)

    Nesse caso, aconselho vocês a irem até a estação de trem de Budapeste assim que chegarem na cidade para comprar os seus bilhetes. Na estação de trem vocês terão informações precisas sobre as cabines (com ou sem caminhas, quantas pessoas etc.), preços, horários. Foi assim que eu fiz, e deu certo!

    Dê preferência para as cabines com caminhas para duas pessoas e não deixe a porta destrancada durante a noite EM HIPÓTESE ALGUMA. Além disso, durma com passaporte, dinheiro e cartões num money belt, junto do seu corpo.

    Boa viagem e um forte abraço,

    Camila

    ResponderExcluir