terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pelos caminhos de nuestra América: uma pedalada poética pelos confins do continente

A choradeira começou com força ontem, quando, numa rede do meu adorado Recanto Lumiar, eu acompanhava os últimos dias de pedal do Rafael Limaverde, os quais vinham sendo narrados no sábio e divertido Pelos caminhos de nuestra América: uma pedalada poética pelos confins do continente, e terminou há pouco, quando, na última linha da viagem do Rafael, com os olhos cheios de água, eu já não podia mais enxergar o que estava escrito.

Foi impossível não me emocionar com as reflexões finais registradas no livro, quando, depois de um baita rolê de bicicleta pela América Latina (Brasil, Guiana, Venezuela, Cuba, México, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai), Rafael chega novamente ao Brasil.

Em Pelos caminhos de nuestra América o autor, que é artista plástico, teve a delicadeza de dividir, em prosa e poesia, um pouco do que viu, sentiu, ouviu, pensou, sonhou e viveu durante suas pedaladas pelos países que você vê listados no parágrafo aí de cima. Ler o relato do Rafael é aprender um pouco mais sobre a América Latina e, no meu caso, ficar com os olhos marejados ao deparar com reflexões como as intituladas "Doidice..." e "Tristes cidades", as quais, para mim, nada mais são que espelhos dos meus próprios sentimentos. 

Mas nem só de altas emoções fala o Rafael; pelo contrário: o texto, em forma de diário, é engraçado, leve, sincero (depois de ter recentemente feito minha primeira viagem mais longa de bicicleta, sei que, por mais que você goste da coisa, em alguns momentos não tem como não ficar com o saco na lua por causa de um vento contra persistente ou de um sol escaldante atazanando o juízo) e permeado for fotografias e ilustrações bacanas feitas pelo próprio autor.

Aliás, para ver fotos da viagem, acesse o Bicicleta pelo Mundo. Lá, de lambuja, você pode ouvir uma entrevista bem legal (e esclarecedora) com o autor e, quem sabe, depois dela, não se anima a sair por aí de bicicleta? :)

Um comentário:

  1. O que me deixa com o coração explodindo de orgulho e emoção foi estar no meio do caminho desta pessoinha linda e maravilhosa no quase chegar dele em sua terra... num forró em Itaúnas...

    ResponderExcluir