quarta-feira, 2 de março de 2011

Salvador

O carnaval está aí e, para quem gosta da festa, acredito que não seja possível passar por ela sem pensar em Salvador.

Embora eu não seja fã da folia, resolvi aproveitar para dar algumas dicas legaizinhas sobre Salvador, onde eu e o Paulo estivemos em meados do ano passado.

Durante anos a fio, Salvador esteve na minha listinha de cidades a visitar sem que eu tomasse uma atitude. Passagem comprada, esperava encontrar mais ou menos o que encontrei, mas com atenuantes. O fato é que, embora tenha curtido a trip, fiquei um pouco desapontada com o abandono da cidade.

Salvador é bonita sim, tem uma energia interessante e vale muito a pena ser visitada, especialmente por questões históricas; porém, lugares como o Pelourinho e arredores, por exemplo, me deixaram meio cabreira.

Por falar em Pelourinho, como se sentir bem num lugar onde há policiais de guarda nas esquinas, demarcando a área de circulação das pessoas e, implícita ou explicitamente, indicando aonde é seguro andar? Numa boa, achei esquisitíssimo...

Isso sem falar na energia. No meu caso, andei, vi, ouvi e.... beleza, já está ótimo! 'Bora tomar uma cerveja em outro lugar! Fui voluntariamente expelida do local, como se eu tivesse hora marcada pra sair de lá. Respeitei o horário e vazamos!

Mas Salvador, claro, não é só o Pelourinho e o lance é dar um rolê geral pela cidade. Dois dias, para mim, foram suficientes e os pontos altos do passeio ficam aqui, como dicas para você aproveitar:

Inesquecível e imperdível: Solar do Unhão, onde está situado o Museu de Arte Moderna da Bahia. Fundamental: reserve um tempo para se deliciar no Parque das Esculturas e para se embasbacar com o magnífico painél do Carybé.

Adorei e queria muito que essa delícia viesse parar aqui em Sampa: o sorvete de nata-goiaba da sorveteria A Cubana.

Programa de fim de tarde obrigatório: tomar uma cervejinha no Mercado Modelo, curtindo o visual da Baía de Todos os Santos.

Programa noturno igualmente obrigatório: tomar cervejinha saboreando uma panelada de lambreta num bom boteco. 

Finalmente, para estabelecer sua base turística, recomendo fortemente a Barra: hostels, pousadas, hotéis, restaurantes, botecos, ônibus fácil para todos os lados e o Museu Náutico da Bahia, lugar especialíssimo e que merece a visita. Só pra constar: achei o valor da hospedagem, em geral, bem caro. Acabamos optando pela Pousada Azul que, apesar da boa localização e de ser razoável, não chegava a valer o que custava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário